O mercado elétrico melhora graças à eólica

Desajustes do mercado elétrico

A energia eólica já ajusta os desvios do mercado elétrico como as tecnologias convencionais. Nestes últimos meses esta renovável tem permitido evitar horas de desajustes entre produção e consumo e pôs-se à cabeça no mercado elétrico.

O mercado elétrico espanhol é complicado de explicar mas o relevante é que as energias renováveis se impliquem pela primeira vez em minimizar os desvios que se produzem nos diferentes mercados elétricos para garantir o equilíbrio entre geração e consumo. A energia eólica apontou-se a participar no mercado de regulação terciária junto com as centrais de carvão, as de ciclo combinado e as hidráulicas que estavam previamente.

A energia eólica apontou-se a participar não mercado de regulação terciária junto com as centrais de carvão, as de ciclo combinado e as hidráulicas que estavam previamente.

Como funciona o mercado das renováveis

As energias renováveis contam com a incerteza de que não podem saber com certeza por exemplo, quanto vento vai soprar. Esse mercado elétrico diário gere-se sobre as 11 da manhã do dia anterior ao que se vai consumir. É quando se gere o grosso da energia, casando produção e demanda, Francia, Marruecos y Portugal.

Como é mais viável produzir em áreas próximas ao consumo, se realiza um reajuste do mercado diário e se propõe quem estão dispostos a baixar de ónus (de produção) e a que preço a tenor deste factor. O que implica a sua vez umas compensações por parte do sistema que em definitiva pagamos entre todos.

Após a casación do dia anterior, começam os mercados intradiarios e depois deste, já estamos mais cerca do mercado de gestão de desvios, um mercado que tem lugar horas dantes da entrega de energia. É então quando entram em jogo os mercados de regulação secundária e terciária.

O facto de poder ter acessível a eólica para reduzir desvios supõe competir em tema de custos com outras tecnologias porque a eólica resulta mais barata que as convencionais. Uma poupança para o sistema. Ainda assim, ainda que a eólica permita hoje uma poupança em paliar os desvios que se produzem entre produção e consumo, em frente às centrais de carvão ou as de ciclo combinado, o verdadeiro é que num futuro quando o veículo elétrico se imponha, as baterias poderiam dar a estabilidade que o mercado elétrico precisa reduzindo esses pequenos erros de cálculo.

Lualuz opera no mercado elétrico Lisboa como uma elétrica limpa.

Se quer contactar com nossa companhia estaremos encantado de mostrar-lhe a informação que precise sem compromisso algum